Tapauá

OPA – Oblatas, Parentes e Amigos

As Irmãs Oblatas da Assunção presentes  em Tapauá desde 1993, sentiram a necessidade de compartilhar a espiritualidade, o carisma,  o jeito de ser e de viver da Oblata da Assunção, com os leigas(os)s com quem trabalhavam.

O primeiro encontro do OPA em Tapauá aconteceu em 2005.

Eis os temas abordados :

2005 – História da Congregação no Brasil e História do OPA

2006 – A vida dos Fundadores: E. d’Alzon e M.Correnson / Projeto LACIR

2007 – Meios de Comunicação e Família

2008 – 15 anos de presença das Oblatas da Assunção em Tapauá

2009 – Abertura Bicentenário do Pe. Emanuel d´Alzon

2010 – 200 anos de nascimento do Pe. E. d’Alzon

2011- Por diversos motivos não aconteceu

2012-

2013- Venha Teu Reino Senhor

2014- Eis-me aqui, envia-me!

LACIR…, um sonho que está tornando-se realidade….

O grupo do OPA de Tapauá, juntamente com o apoio dos outros grupos, assumiram a missão de levar adiante o Projeto LACIR (Lar do Adolescente e da Criança Irmã Rosa), que é uma casa de acolhida para adolescentes e Crianças em Situação de Risco.

O Projeto LACIR surge como forma de enfrentamento a várias situações que ocorrem no cotidiano da vivência das crianças e dos adolescentes de Tapauá, na qual tem por finalidade,  prevenir e intervir nesta situação,  favorecendo um  espaço de acolhimento, através de um programa de resgate de valores e autoestima, promovendo a cidadania, articulando perspectivas e possibilidades, onde as crianças e adolescentes do Município passam ser protagonistas de ações que lhes proporcionam um desenvolvimento abrangente e integral.

O projeto LACIR , está sendo concretizado, graças ao apoio de parcerias no Brasil e no exterior, entre elas: Irmãs Oblatas da Assunção na Holanda, Paróquia Santa Elizabete na Alemanha, Obras Pontifícias Missionárias na Alemanha, grupos de leigos(as) na Holanda e daqui do Brasil, que não medem esforços para que o LACIR, seja uma realidade.

Ver fotos

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo dia  21 de setembro de 2013, foi histórico para as Oblatas, o povo de Tapauá, os Leig@s! Aconteceu a Inauguração do LACIR! O povo  Tapauense se alegrou com a inauguração desta Obra,  o  “Lar do Adolescente e da Criança Irmã Rosa”, me recordo desta alegria estampada em seus rostos.   É o primeiro Projeto na cidade com essa finalidade, acolher  Crianças e Adolescentes que tiveram   seus direitos  violados, seja por uma situação de   abandono social ou   seja  pelo risco social a que  foram expostos, causados   pela negligência,  violência,  abuso ou maus tratos de seus  responsáveis. É muito bom chegar ao termino de um trabalho, principalmente quando é construido com muita luta.

A união faz a força!  Agradeçemos de modo especial a pessoa de Irmã Anita- Regional da Holanda que se fez presente nesta cerimônia e por ter abraçado conosco estaOLYMPUS DIGITAL CAMERA causa.  As nossas comunidades do Norte,  Tapauá e Manaus, por trabalharem unidas para este fim e principalmente a pessoa de Irmã Maria das Dores, responsável pela Obra. A Diretoria do LACIR,  muito obrigado!  A  todos que contribuiram, do Brasil e do Exterior, que Deus bendiga a cada um, vocês foram e são colaboradores do Reino. Contamos com vocês para a segunda etapa, que é a estruturação do LACIR, para que possamos dar inicio ao desenvolvimento das atividades e assim se tornar de fato realidade.

Fotos da Inauguração

1 comentário

Um pensamento sobre “Tapauá

  1. É Isso mesmo Sonho que se sonha só pode ser pura ilusao, porém sonho que sonha juntos pode ser a soluçao, soluçao de crianças que merecem serem amadas, e dado direito de sonhar, só Deus pode pagar tanta Generosidade no multirao de construçao deste Progeto. conte com minhas oraçoes Ir Maria Aparecida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s