MERCI ! Obrigada ! Muchas gracias Ir. Maria da Compaixão!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQueridas Irmãs Olerina, Maria-Aparecida, Cicera,

Escrevo à vocês três como sendo as primeiras flores e frutos da semente semeada por Ir. Maria da Compaixão em terra brasileira e na América Latina. Através de vocês, exprimo a todas as Irmãs da Região Brasil-Paraguai, minhas condolências e as asseguro da minha oração, bem como a das Irmãs do Conselho geral e da Casa geral.

Estamos na tristeza de perder uma bela figura missionária mas sobretudo
uma das Fundadoras das Oblatas da Assunção no Brasil. Ela é a mãe espiritual de vocês, ela ajudou vocês à crescer no seguimento de Cristo eDSC05223 na vida da Oblata. Como Provincial e em seguida por toda a parte onde tinha-se a necessidade das suas competências, até ao fim, ela não cessou de servir o Reino de Deus e as jovens em formação. Com um grande espirito de abertura e de adaptação, ela escolheu viver com os pobres e morrer no meio dos pobres, pois ela era capaz de ver qual riqueza encontra-se na  troca dos dons do coração.  Estamos também na alegria e na paz. Por quê?  Porque Ir. Maria da Compaixão:

– foi muito feliz toda a sua vida e sobretudo durante esta última parte da
Gaby 1 036sua vida na missão no Paraguai, um país que ela amava muito e onde ela podia falar o espanhol, língua que ela havia jà ensinado na França, o seu país de origem.

– se desabrochou no meio das jovens, implicada de maneira ativa nos cursos e pelo seu testemunho na sua formação.

– partiu serenamente sem sofrer muito e sem ter que viver limitada nas suas capacidades, ela que tinha uma personalidade tão livre. E quando? Às vésperas dos seus 90 anos e no ano do Jubileu dos 150 anos da nossa2 Fundação que é ao mesmo tempo, o Ano da Vida Consagrada e o Ano da Misericórdia! Muitas vezes, ela expressava que era orgulhosa de ter vivido mais da metade de nosso Jubileu com as Oblatas (porque ela foi criada pelas Oblatas). Como é lindo! E sobretudo, porque ela amava muito vocês e ela se sentia amada e respeitada por vocês todas.

Ela partiu em paz vendo vocês como mulheres maduras, Oblatas capazes de assumir responsabilidades importantes e de continuar o que ela começou, levando ainda mais longe o nosso carisma e o nosso espírito. C 049Vocês são as suas filhas espirituais, cabe à vocês agora fazer frutificar a sua herança e de colocar em prática com coragem e audácia, tudo o ela ensinou para vocês. Ela dizia que tudo o que ela é, ela deve às Oblatas. O que vocês são, em grande parte, vocês devem ao Senhor, à Congregação e à Ir. Maria da Compaixão. Cabe a vocês agora de fazer com que ela tenha orgulho de vocês.

Demos graças ao Senhor, por sua vida colocada ao serviço da missão, por seus dons compartilhados com as suas Irmãs e com os pobres, pelo seu testemunho dado às mais jovens Irmãs e  aos os nossos amigos, os leigos: OPA, OPAP.

MERCI ! Obrigada ! Muchas gracias Irmã Maria da Compaixão!OLYMPUS DIGITAL CAMERA 

Eu sou consciente que para a Região do Brasil – Paraguai é uma grande provação. Vocês não estão sozinhas. Eu as asseguro minha profunda comunhão na oração bem como a das Irmãs de toda a nossa Família religiosa, para que vocês possam viver estes momentos com fé e com paz no coração. Coragem na confiança! Coragem à Ir. Olerina e à cada Irmã da 1959349_10203525271476670_1320208580_nRegião, às jovens em formação e aos nossos amigos leigos.

Estamos felizes de tê-la tido como Irmã e como testemunho vivo de uma vida toda doada ao serviço da missão: 51 anos de missão na América Latina. Espero de todo coração que o seu exemplo possa suscitar novas vocações ao serviço do Reino de Deus e da missão na nossa Congregação.

Convencidas do amor infinito de Deus, nós a confiamos à sua misericórdia pedindo-lhe que a perdoe todas as suasf faltas e todos os seus pecados e por sua fidelidade até à o fin, de conceder-lhe a felicidade de viver eternamente na sua presença. Nós dizemos “Adeus” à Ir. Maria da Compaixão ao Paraíso, onde ela encontrou os nossos Fundadores, o Padre E. d’Alzon e Madre Emmanuel-Marie Correnson, que ela amava tanto, bem como as nossas Irmãs mais velhas. Junto com eles, ela vai continuar a velar sobre vocês, sobre as suas comunidades, sobre a missão de vocês.

Amanhã de manhã, sábado, dia 18 de abril, em comunhão com vocês no momento dos funerais, nós vamos oferecer a Eucaristia para ela e para a Região do Brasil – Paraguai. Confiante na esperança da Ressurreição,

Paris, 17 de abril de 2015  –  Irmã Felicia GHIORGHIES/Superiora geral

Anúncios

2 pensamentos sobre “MERCI ! Obrigada ! Muchas gracias Ir. Maria da Compaixão!

  1. Sim devemos seguir os pasos desta grande Mulher consagrada, Eu tinha 17 anos quando a conheci, ela me apresentou as Oblatas, foi minha formadoura no Juniorato, me encinou a coordenar a vice Provincia,cruzamos muitas vezes na convivencia comunitaria, mais nunca Imaginei que Deus me daria a graça de acompanha-la nos ultimos momentos de sua vida, foi dificil ver a Mulher Santa,Pobre, Humilde e sabia no leito da Dor, mais lindo foi que segurando em sua mao tive a sençao que ela sentia que todas as Oblatas estavam presente e era a hora de abandonar nas maos de Deus!!! e foi se apagando como uma Vela, para irradiar no coraçao da Trindade seu Amor preferido…. descance Ir Maria para nós fica a saudade!!!! e a certeza a senhora nao morrerá jamais.

  2. Merci beaucoup Sr. Felicia! Ela faz muita falta… Mas sabemos que sua missão nesta terra terminou… deixou-nos um legado, a herança da paixão pelo Reino e pela missão… Ela permanece viva entre nós! O nosso coração de povo brasileiro está agradecido ao Deus da vida, por Ele ter nos dado este presente, que foi a Ir. Maria… e com muita alegria devolvemos este presente a Ele, para que cuide dela agora e dê a ela o descanso tão merecido em seus braços… Vai em Paz querida Irmã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s