Descanse em Paz, querida Ir. Lenita!

lQueridas Irmãs, Parentes e Amigos!

Hoje é 31 de outubro de 2014. Neste dia em que celebramos 14 anos de falecimento da nossa querida Ir. Virginia, queremos partilhar com vocês os últimos acontecimentos.  É difícil expressar o que se passa no meu coração este momento, porém, tenho uma convicção: somos peregrinos nesta terra e neste peregrinar, encontramos pessoas que são um presente de Deus nas nossas vidas, presente este, que não nos pertence. Não sabemos a hora que Ele vai nos pedir o presente de volta, mas quando chega a hora, é preciso entregar, com a certeza que a partir daquele momento é Ele que vai cuidar. Então, apesar da tristeza que sentimos com a partida definitiva das pessoas que amamos, o nosso coração dá Graças ao Senhor, pela chance que Ele nos deu de ter convivido com essas pessoas e sou imensamente agradecida por ter convivido com Ir. Lenita. Acredito que posso dizer isso também em nome de todas as Oblatas da Assunção, familiares, amigos…, que tiveram a oportunidade de ter convivido com ela.

Ela era natural de Iepê/SP, mas tinha no coração, a cidade com o por de sol mais bonito do Brasil,1486541_610584585643863_1228065355_n Presidente Epitácio, lugar onde passou boa parte da sua vida e onde vive sua família até nos dias de  hoje, sua mãe Isolina e seus irmãos, João, Maria, Shirley, Sandra e Helen.

Conhecemos Ir. Lenita em fevereiro de 1992, em Campinas/SP. Foi apresentada as Oblatas da Assunção, através dos Padres Somascos que a acompanhava no discernimento vocacional. Ela chegou na comunidade de Campinas num momento um pouco tumultuado, pois era vésperas dos meus primeiros votos. A casa estava cheia! Logo ela assumiu o que ela gostava muito de fazer: cozinhar… e como fazia bem! Não havia lugar para ela dormir, o único lugar encontrado foi na sala, no chão, em cima das almofadas. Pensávamos que ela nunca mais iria voltar na comunidade, pois ela estava conhecendo várias congregações.
anigif1Mas duas características das Oblatas da Assunção que a cativou e que ela testemunhava como Oblata, era o Espírito de Família e a Vida Comunitária. Como ela amava a vida comunitária!

Iniciou sua experiência comunitária em Abril de 1992. No ano seguinte fez a etapa do postulantado e em seguida dois anos de noviciado. No dia 26 de janeiro de 1996, professou seus primeiros votos e tendo a certeza do chamado de Deus sobre ela, no dia 26 de janeiro de 2002, professou a sua consagração definitiva nos seguimento de Jesus, pobre, casto e obediente. Teve  como lema: “Tudo posso naquele que me fortalece!” (Fil. 4,13) . Colaborou com a construção do Reino de Deus em várias missões das Oblatas, em Campinas, Andradas, Tapauá e Manaus, nos mais diversos serviços: nas pastorais,DSC_0628 na formação de lideranças, com os Indígenas, ribeirinhos, nas formação das jovens Oblatas da Assunção, como superiora da comunidade, ecônoma de comunidade, ecônoma regional… Algumas características marcava a pessoa de Ir. Lenita: a simplicidade, disponibilidade, a alegria, a atenção no cuidado com as pessoas, sinceridade…

No último dia 27 de outubro, as irmãs de Andradas se reuniram a noite para o momento fraterno da comunidade e fazer algo que ela amava: jogar Canastra (buraco). Não durou muito o jogo de cartas… e o que aconteceu em seguida,  marcou a todas nós. Ela simplesmente falou que estava se sentindo meia tonta e em seguida desabou da cadeira em que estava sentada… as irmãs agiram rápido percebendo a gravidade do momento… a ambulância chegou em seguida. Após quase uma hora da entrada na sala de reanimação, por volta das 21:00 hs,  a noticia… a partida definitiva de Ir. Lenita, aos 56 anos, para a casa e para os braços eternos do Pai.

10751637_852915914739626_1899721065_nA capela do convento em Andradas, foi preparada para a última despedida da nossa querida Ir Lenita. As Oblatas, amigos, parentes, padres assuncionistas… se reuniram para agradecer a Deus por tudo o que ela realizou nesta terra. A capela ficou repleta de flores. A pedido da família, o corpo foi preparado para o translado até Presidente Epitácio onde seria sepultada. As 11:30 do dia 28, Ir. Fátima, Ir. Felicienne e um “anjo da guarda” do OPA, Richard, saíram acompanhando o carro fúnebre. Em Aguai/SP, Ir. Maria Olerina (superiora regional), que chegava do Paraguai, também se juntou ao grupo para acompanhar o momento. A viagem foi longa… foi difícil acompanhar o carro da funerária, a estrada parecia que não teria mais fim, o calor de quase 40 graus sufocava, porém sentimos todo o tempo a presença amorosa de Deus que viajava conosco e apesar da viagem longa, as flores que a acompanhavam não murcharam.

Ao entrar na cidade a família já nos esperava e as 22:10, o encontro com a família de Ir. Lenita… Apesar da dor, a1959349_10203525271476670_1320208580_n Fé e a esperança na ressurreição, sustentava a serenidade e a acolhida da família, algo que muito nos marcou. No dia 29 às 11:30, a missa de corpo presente e a último adeus… às 14:00 horas seu corpo foi sepultado junto com seu pai e seu irmão para o repouso eterno.

Apesar do momento difícil, sentimos o que é ser Família Religiosa, pois dos quatro cantos do mundo chegavam mensagens das Oblatas de apoio e conforto. Fomos também consoladas por tantos rostos que se fizeram presentes, dos vizinhos, parentes, amigos (OPA)…, tanto no local, como através do telefone, e-mails, Facebook, orações…, nos 3sentimos verdadeiramente abraçadas! De fato, Deus prepara tudo, pois Ele colocou muitos anjos da guarda, que foi nos dando luzes e nos ajudando a superar as dificuldades. A todos que de uma forma ou outra, foram solidários neste momento tão difícil para as Oblatas da Assunção, os nossos sinceros agradecimentos.

Querida Ir. Lenita, obrigada por tudo! Agora que está pertinho do Pai, interceda a Ele por nós, para que possamos continuar fiéis a missão a nós confiada. Vai Lenita…,  minha irmã e amiga, descanse em paz! (Ir. Fátima Carvalho – Andradas/MG)

Anúncios

5 pensamentos sobre “Descanse em Paz, querida Ir. Lenita!

  1. Cara Irmã Lenita sei , que o Pai á acolheu tive a graça de lhe conhecer, meus sentimento de tristeza , mais meu sentimento de essa Irmã trilhou seu caminho com um verdadeiro ardor missionário e Deus quis escolher Outubro mês missionário para tê-la a seu lado . Meus sentimentos a Família Oblatas da assunção.

  2. Nuestra fe nos permite tener la confianza de que Hermana Lenita solo se nos adelanto en el camino, que nos duele, sin embargo, tenemos una intercesora mas para toda la Congregación, ella deja huellas muy profundas en nuestras vidas, por lo tanto vive en nuestros corazones. Abrazos a todas Oblatas de la Asunción.

  3. Gracias Ir Fátima, por recordar Ir Lenita como era, Amante da vida Fraterna, de estar juntas confraternizando, Sincera, do Céu ela possa interceder para cada uma de nós para que este aspecto do espirito de familia seja valorizado na vida religiosa e em especial em nossa congregaçao. Sim! descanse em paz Ir Lenita.

  4. É tão dificil aceitar que já não esta mais no nosso meio, sabemos e temos certeza que ela já esta descansando nos braços do Pai ,mas gostaríamos de ter a ela por muito mais tempo conosco
    a gente já esta setindo muita falta dela. saudade, descanse em paz minha querida imã,

  5. Yo que tengo poco tiempo en la congregacion agrandezco infinitamente a Dios, haberme dado la oportunidad de conocer y convivir aun cuando fue un corto tiempo con Hermana Lenita, nuestra comunidad esta unida en oraciones por su eterno descanso, y tenemos la confianza que desde los brazos de su amado en los que ahora se encuentra ella ora e intercede por todas nosotras, un abrazo enorme en Cristo Jesus a todo su comunidad y cada una de las que integramos a las Oblatas de la Asuncion , Oh Señor, Venga tu Reino!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s