O segundo aniversário do sequestro dos três sacerdotes Congoleses Assuncionistas

cccQueridas Irmãs, Parentes e Amigos, no próximo domingo dia 19 de outubro, é uma data importante para toda a Família Assunção, pois estaremos recordando do desaparecimento dos três padres Assuncionistas no Congo. Tivemos várias informações desencontradas nestes últimos meses, inclusive que os três padres já não estavam mais vivos,  porém Padre Roger, missionário assuncionista em Campinas/SP, amigo dos padres sequestrados,  buscou informações sobre este fato e eis o que ele escreve a todos nós:

“19 de outubro de 2012 – 19 de outubro de 2014.  Há dois anos que três sacerdotes Congoleses Assuncionistas
foram sequestrados em Mbau, uma cidade localizada a leste da República Democrática do Congo, precisamente na província de Nord-Kivu. Eles trabalhavam na paróquia Nossa Senhora dos Pobres de Mbau. Trata-se do Padre Anselme Wasukundi (pároco), do Padre Jean-Pierre Ndulani (superior da comunidade) e do Padre Edmond Bamutupe.

Até hoje, ninguém sabe exatamente os autores deste crime e o local onde os padres estão, se estão vivos ou não. Mas temos confiança que eles ainda estejam  vivos e que um dia eles serão libertados e voltarão no meio de nós. Esta situação resulta de uma insegurança extrema, especialmente no leste do país por mais de quinze anos.  Tropas armadas descontroladas, circulam e fazem a lei em diferentes partes desta região. Recentemente, noaaaa último  dia 08 de outubro de 2014, cerca de quinze pessoas foram mortas brutalmente por homens armados não identificados em Oicha, uma cidade vizinha de Mbau. Na madrugada do último dia  16 de outubro 2014, houve assassinato em massa, de 30 pessoas,  no bairro de Ngadi, na periferia norte da cidade de Beni. Elas foram mortas pelos rebeldes de ADF (Aliança de Forças Democráticas Ugandesas). O sepultamento de 28  pessoas aconteceu em Beni e 02 pesoas em Butembo no dia de hoje 17 de outubro.

Nota-se que com os nossos três padres Assuncionistas, juntamente com mais de quinhentas pessoas estão desaparecidas; às vezes, algumas delas são encontradas mortas na anigiffloresta. Nunca esqueçam, em suas orações, por essas pessoas sequestradas, esta população que, há vários anos e atualmente, atravessa uma fase difícil da sua história; Rezem especialmente para os governantes deste país, que parecem insensíveis a
esta situação, a fim de que a busca da paz no  leste da República Democrática do Congo, em particular seja  uma de suas prioridades. 
Que a Santa Virgem Maria, Nossa Senhora da Paz, interceda para a África em geral e para a RDC .” (Pe. Roger Wasukundi Sivakwirivutwa, Missionário Assuncionista em Campinas/SP)

No próximo dia 19 de outubro convidamos todo o OPA (Oblatas, Parentes e Amigos) e toda a Família da Assunção, para fazermos uma corrente de oração pelos nossos padres desaparecidos e pela paz no Congo e no mundo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s