Fámilia… Projeto de Deus!

2Enquanto mais de 140 milhões de brasileiros de todos os rincões do país vão  às urnas neste domingo para eleger um  Presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e 1.059 deputados estaduais,  o papa Francisco inaugurará neste domingo (5), a  3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, o Sínodo Extraordinário da Família,   convocada pelo papa Francisco, de 5 a 19 de outubro, no Vaticano. A reunião tratará o tema: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.

O documento Instrumentum laboris (instrumento de trabalho) que norteará as atividades , está dividido em três partes:

  • “Comunicar o Evangelho da família hoje”,
  • “A Pastoral da Família face aos novos desafios” e
  • “A abertura à vida e a responsabilidade educativa”.

A primeira parte do texto trata do desígnio de Deus, do conhecimento bíblico e magisterial e a sua recepção, da lei natural e da vocação da pessoa em Cristo. imagesCA53JVBX“O escasso conhecimento dos ensinamentos da Igreja exige dos trabalhadores pastorais mais preparação e compromisso para favorecer a compreensão por parte dos fiéis, que vivem em contextos culturais e sociais diferentes”, explicou o cardeal.

Já a segunda parte aborda os desafios relacionados à família, como “casais que vivem juntos, separados, divorciados, divorciados que voltaram a se casar, seus filhos, mães adolescentes, os que estão em irregularidade canônica e os que pedem o matrimônio sem ser crentes ou praticantes”. De acordo com dom Lorenzo, “compete à responsabilidade dos pastores a preparação para o matrimônio, hoje cada vez mais necessária, para que os noivos amadureçam a sua escolha como uma adesão pastoral de fé ao Senhor, para construir a família sobre bases sólidas”.

Por fim, a terceira parte é dedicada a temáticas relativas à abertura à vida, as dificuldades na recepção do magistério e sugestões pastorais.

DSC_06621

Em carta dirigida às famílias católicas de todo o mundo, Francisco pediu: “Vamos todos rezar para que, no decorrer desses eventos, a Igreja realize uma verdadeira jornada de discernimento e adote os meios pastorais necessários para ajudar as famílias a lidar com os desafios presentes com a luz e a força que vêm do Evangelho.”

Segue, abaixo, a oração:

ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA PELO SÍNODO

Jesus, Maria e José em vós nós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a vós dirigimo-nos com confiança. Sagrada Família de Nazaré, faz também
das nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, nunca mais nas famílias se vivam experiênciasfamilia de violência, fechamento e divisão: quem quer que tenha sido ferido ou escandalizado receba depressa consolação e cura. Sagrada Família de Nazaré, o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar de novo em todos a consciência da índole sagrada e inviolável da família, a sua beleza no desígnio de Deus.

Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica.

Amém!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s