A vocação à vida consagrada

aIniciamos a terceira semana do mês de agosto com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Neste mês vocacional, esta semana é dedicada à oração pelas vocações para vida religiosa, consagrada. Quem são os religiosos?  São aqueles homens ou mulheres que, além da consagração batismal, comum a todos os cristãos, foram chamados  a dedicarem suas vidas a Deus e aos irmãos, dentro de um carisma específico na Igreja, vivendo em comunidade  é sinal para a sociedade.

A vocação à vida consagrada é um chamado a uma relação única com Cristo, que vem da imitação Dele da maneira mais radical, é um dom especial recebido de Deus dentro de um carisma do seguimento de Cristo casto, pobre e obediente. Concretamente, são chamados frades, monges, irmãos, freiras, monjas e irmãs, que de uma maneira ou de outra, compõe juntos o quadro destes semeadores de paz, de ternura, de bondade, de humanidade e sinalizadores do Reino.

“A vida consagrada, profundamente arraigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus – Virgem, Pobre e Obediente – adquirem uma típica e permanente ‘visibilidade’ no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para quele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda sua plena realização nos céus”. A vida consagrada nasce da experiência profunda de Deus e só nela encontra seu último sentido, e na Igreja, desde seu início mostra que homens e mulheres procuram viver de maneira radical a concretude do Evangelho.
Vamos rezar para que sejam perseverantes, corajosos, fiéis e cada vez mais santos. Rezemos também para que Deus possa suscitar nas famílias, em nossa paróquia, em nossa diocese, muitas e santas vocações religiosas e missionárias.

A todos os Religiosos e Religiosas, neste dia, Parabéns!

Anúncios

Um pensamento sobre “A vocação à vida consagrada

  1. Vida Consagrada, um chamado que o Senhor nos chama e atender-lo esse chamado. Muito maravilhoso esse chamado… Senhor eis me aqui para fazer a tua vontade…. parabens as irmas que disseram sim a Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s