149 anos… a caminho do grande Jubileu!

rochebelleNo dia 24 de maio de 1865, o Pe. d’Alzon reuniu algumas jovens das montanhas, numa grande casa alugada em Rochebelle, nos arredores do Vigan/França. Dá-lhes o nome de “OBLATAS”, no sentido de “Oferta a serviço do reino e da igreja” e para marcar a ligação à família que havia fundado em Nîmes acrescenta “DA ASSUNÇÃO” .

Dá ao primeiro noviciado das Oblatas da Assunção o nome simbólico deQuem acha o melhor ,que lhe disse aos outros. Emmanuel marie da compaixão. «Nossa Senhora da Bulgária», para marcar o engajamento à desafiante missão do Oriente que ele estava iniciando a favor da unidade da Igreja. Essas rudes camponesas das Cévennes, tornaram-se a pedra fundamental da nova Congregação. Aceitaram generosamente uma vida de austeridade e de oração: dormir em cima de tábuas, passar a pão e água duas vezes por semana, adoração noturna semanal.

Mas elas necessitavam de uma Co-Fundadora. Em 1867, Marie Correnson (Co-Fundadora) é acolhida em Rochebelle como sendo a Mãe que o Pe. d’Alzon lhes oferecia e passa a chamar-se , Emmanuel-Marie de la Compassion. Faz os votos perpétuos no dia 18 de abril de 1868 e no dia seguinte é celebrado os votos perpétuos das primeiras Oblatas Missionárias que iriam partir para o Oriente (Bulgária), são elas: Ir. Thérèse de Jésus Salze, Ir. M. Marguerite Bernasseau, Ir. Valérie Sarran, Ir. Marie-Colombe Balmelle e Ir. Hélène Puech.

Cinco dias após os votos, no dia 24 de abril de 1968, as cinco primeiras Oblatas partem rumo ao Oriente/Bulgária e iniciam a missão em Andrinople, no dia 24 de maio de 1868, três anos depois da fundação da nova Congregação.

statue du P d'Alzon (31)O Pe. d’Alzon dizia: “Outrora, escondiam-se as virgens consagradas ao Senhor atrás das clausuras. Hoje lhes é dito:

“ Minhas filhas, vocês irão além dos mares”.

Hoje estamos presentes em 24 países, em quatro continentes, trabalhando nas mais diversas áreas a serviço da Igreja e do Reino: educação, saúde, comunicação, projetos sociais, trabalho paroquial e pastoral, idosos, menores e em situação de risco, juventude…

Neste último ano do tríduo em preparação ao Jubileu dos 50 anos (24/05/2014 a 24/05/2015) refletiremos o tema: “Eis-me aqui, Envia-me! ” (Is 6:8)

Mensagem:

Queridas Irmãs, Parentes e Amigos, 2 (1)a

Felicitações pela nossa Festa de Fundação! Há 149 anos atrás, nascia em Rochebelle, França essa pequena e grande Congregação – “Irmãs OBLATAS da ASSUNÇÃO RELIGIOSAS MISSIONÁRIAS”. Que possamos continuar com essa mesma coragem e audácia do nosso Fundador, fiéis ao nosso Carisma e trabalhando pela extensão do Reino em nós, ao redor de nós e no mundo.  Agradecemos a Deus, por tantas Bençãos, Graças e por nos ter conduzido até aqui.

Boa preparação para o nosso grande “Jubileu “ .

Ir. Maria Olerina da Rocha – Regional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s