As Oblatas da Assunção… no Brasil!

small-model1Memórias…. 1964 -2014

15 de março de 1964, domingo da Paixão, na capela da comunidade “Regina Pacis”, em Hulsberg, na Holanda, que aspio quatro irmãs, sendo três holandesas: Ir. Marie-Lidwine Pijpers (Joséphine Pijpers), Ir. Adelbertha Hegeman, Ir. Maria Virginia Knobben (Antônia Maria Knobben) e uma francesa, Ir. Maria da Compaixão (Françoise Elisabeth Marie Therèse le Féron d’Eterpigny) receberam a Cruz Missionária e foram enviadas para fundar a “Missão Brasil.”

21 de março de 1964, sábado, as quatro missionárias,  filhas do Pe. d’Alzon, enviadas em missão além-fronteiras, abraçam o “Adveniat Regnun Tuum”.  Às cinco horas da manhã  missa de despedida,  o adeus as irmãs e a partida da Holanda para as terras brasileiras, no navio “LAENNEC”.

23 de março de 1964, ao passarem pelo porto em Havre/França, as quatro missionárias recebem da  Superiora Geral daquele tempo, madre Marie-Augustíne, uma benção especial e medalha do Papa Paulo VI, enviada por ele.

31 de março 1964: Golpe militar no Brasil – Nas primeiras horas do dia 31 de março, tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão partiram de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro consumando um golpe há muito tempo planejado pelas forças militares,  iniciando assim no Brasil o mais longo e duro período de ditadura do país, que perduraria 21 anos.

missionárias 107 de abril de 1964, as quatro missionárias chegam no Rio de Janeiro,  marcando o início da presença das Oblatas da Assunção, em “Terras Brasileiras”.

08 de abril de 1964, enfim, a longa viagem chegava ao fim. Era quarta-feira, o Laennec ancora no Porto de Santos e as Oblatas desembarcam em solo brasileiro. O porto estava cheio de navios de guerra e o   controle dos passageiros era rigoroso por causa do golpe militar que havia acontecido a  uma semana.  As irmãs foram recebidas pelos padres Assuncionistas entre eles o bispo, Dom Arthur HORSTHUIS.

Impossibilitadas de nos reunirmos neste 07 de abril de 2014,  data da chegada ao Brasil, devido às enormes distâncias  e aos compromissos assumidos nas nossas missões,   no último  26 de  Janeiro de 2014, nos reunimos em Espírito Santo do Pinhal, para juntos celebrarmos os 50 anos de presença das Oblatas no Brasil e darmos Graças pela presença e luzes de Deus na caminhada das Oblatas e pela vida de tantasfoto 50 anos regiao missionárias que doaram e que continuam se doando pela causa do ART. Vamos continuar a celebrar durante esta semana. Convido a todos para rezar pelas Oblatas da Assunção e pelas vocações durante esta semana.

No dia 06 de Abril, em Campinas/SP,  juntamente com os Leig@s do OPA (Oblatas, Parentes e Amigos),  teremos uma Celebração Eucaristica de Ação de Graças, na Matriz São Judas Tadeu, paróquia Assuncionista, onde as Oblatas  marcam presença, para continuarmos a agradecer a Deus pela caminhada destes 50 anos.  Participem!

Obrigada a tod@s que colaboraram para que chegassemos até aqui!

Anúncios

Um pensamento sobre “As Oblatas da Assunção… no Brasil!

  1. Parabéns para todas nós!
    desde ontem no oficio e hoje na Missa foi de açao de graças pela presença de nosso carisma neste contente da Esperança, como disse nosso saldoso Joao Paulo II,referindo a America Latina.
    Nossa Comunidade do Paraguay, agradece a Deus e as comunidades do Brasil de ter enviado a unica Fundadora Entre Nós Ir Maria da Compaixao que tem revelado fatos lindos,desde a inspiraçao ate sua chegada e os primeiros anos de Brasil, somos priviligiadas de ter esta perola que Ir Maria, todos das comunidades, formando e formandas da vida Religiosa, ficam encantados com ela.rezamos para que Deus a conserve com saude e muitos anos em nosso meio. abraços e obrigada pelo artigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s