11 de novembro… Os Mártires Assuncionistas!

martires1Neste 11 de novembro, um dia para fazer memória! A presença da Assunção no Oriente se dá partir do ano 1863, quando o Pe. Emmanuel d’Alzon envia os primeiros missionários para a Missão do Oriente. A Bulgária será o ponto de partida dessa presença Assunionista no Oriente, que floresceu e sobreviveu  as guerras sucessivas que devastaram essas regiões. Os filhos do d’Alzon, os Padres Assuncionistas e as   Irmãs Oblatas da Assunção, deram provas de dedicação, de coragem e de fidelidade ao carisma. O terror comunista em 1948, perseguiu muitos  cristãos inocentes… Bispos, Padres, Religosos e Religiosas, cristãos leigos…foram humilhados, presos, condenados  a prisão perpétua, torturados, fuzilados…

Os três religiosos Assuncionistas Búlgaros, após serem presos e torturados – Pedro Vitchev, Paulo Djidjov e Josafá Chichkov – homens do seu tempo, educadores e artesãos da unidade entre as Igrejas de ritos diferentes, foram fuzilados por ódio à fé e por irradiá-la como seguidores de Jesus.  Somente depois da queda do muro de Berlim em novembro de 1989, é que se ficará sabendo que eles foram mortos no dia 11  de novembro, às 23:30 hs de 1952, na prisão  central de Sófia na Bulgária.

O Padre Josafat Chichkov afirmava:  “Procuremos fazer da melhor maneira que nos for possível,13novembre07_001 tudo aquilo que as pessoas esperam de nós, para podermos santificar-nos a nós mesmos”. Depois, acrescentava: “A coisa principal é chegar a Deus, vivendo para Ele; o resto é acessório”.

Padre Kamen Vitchev escrevia ao seu Superior Provincial: “Obtenha-nos, com a oração, a graça de sermos fiéis a Cristo e à Igreja na nossa vida quotidiana, para nos tornarmos dignos de o testemunhar, quando chegar o momento”.

Padre Pavel Djidjov dizia: “Estamos à espera do nosso momento: seja feita a vontade de Deus”.

Eles foram declarados Mártires da fé, no dia 23 de abril de 2002 e beatificados pelo Papa João Paulo II, em Plovdiv, no dia 26 de maio de 2002. (Ir. Fátima OA – Campinas SP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s