99 anos de vida… 80 anos de Consagração!

aAgosto Mês Vocacional – 3º Domingo de Agosto, Dia da Vida Religiosa. Para celebrar este dia tão especial para a vida Religiosa, vamos conhecerum pouco mais de um grande missionário Holandês que está no Brasil a muitos anos, é o nosso querido Pe. Lamberto VAN DE LEEMOUT. Ele nasceu em 1913, na Holanda, hoje está com 99 anos de vida, é da Congregação dos Padres Assuncionistas, um filho do Pe. d’Alzon que   comemorou  neste ultimo 15 de agosto,  80 anos de Consagração na Vida Religiosa, como fiel seguidor de Jesus.

Chegou ao Brasil em 1937 como Irmão Assuncionista  e é um dos quatros pioneiros fundadores da missão  Brasil, junto com outros Padres  Assuncionistas, Pe. Canisio, Pe. Quirino e  Pe. Amando .  Passou por diversos lugares de missão, entre eles: Além Paraíba/MG, João Pessoa, São José do Rio Preto/SP,  Fernandópolis/SP, Governador Valadares/MG, Espírito Santo do Pinha/SP, comunidade que está hoje… Viveu como Religioso missionário por vários anos, mas com a necessidade de Padres????????????????????? no Brasil,  abraçou o diaconato em 31/05/1971 e o sacerdócio em 12/10/1971, com 57 anos.

 O GRANDE ARTISTA! Pe Pedro WOUTERS, missionário Holandês no Brasil, que vive na mesma comunidade que Pe. Lamberto, e, Espirito Santo do Pinhal/SP, fala sobre ele:

“Pe. Lamberto estudou Arquitetura, através dos livros e principalmente observando as construções. Projetou nada menos que 17 Igrejas,  entre  elas:  Fernandópolis; Estrela d’Oeste;  Brasilândia;  a Igreja Nª  Sra. do Bom Parto em São Paulo e a maior de todas,  a Igreja de Governador Valadares. Ainda projetou o seminário para os Padres Capuchinhos em Ouro Fino (MG) e ajudou a projetar o seminário de Espirito Santo do Pinhal/SP.

Barbeiro: Comprou os aparelhos e começou a cortar os cabelos dos seminaristas, quando esteve  em São José do Rio Preto,  pois por falta de higiene o cabelereiro da cidade trouxe para  os meninos muitas doenças.

Alfaiate: Aprendeu esta profissão durante o seu noviciado na Bélgica em Taitignis. Costurou diversas túnicas para os seus irmãos de Congregação.

Eletricista: De livros…, para consertos caseiros e aparelhos…,  aprendendo-o mais no fazer., na prática principalmente.

 ?????????????????????A Arte: Principalmente o trabalho de ornamentação de Círios Pascais. Achou os Círios daqui com as cruzinhas vermelhas em plástico muito feias. No começo foi imitando modelos da Holanda e depois (que aprendeu a técnica) começou a criar modelos próprios. Criou mais de 40 modelos diferentes para Círios Pascais e velas comemorativas. Fazia e pintava peças em gesso.

Até na sua festa de 80 anos de VR na quinta-feira ele usou uma túnica feita por ele mesmo e bordada também por ele mesmo há uns 30 anos atrás quando era pároco em Sto.  Antônio do Jardim. Ele procurou alguma senhora que saberia bordar….,  mas  não encontrando ninguém…,  bordou ele mesmo . E ficou muito bonito!

Quanto ao Padre Lamberto Pessoa:  É uma pessoa admirável tanto no campo humano como no campo religioso. Com seus 99 anos de idade … faltando apenas 3 mêses para completar 100 anos!!!! … tem a cabeça (mente) perfeita como alguém dos seus 30 anos . O corpo naturalmente tem todas as marcas dos seus anos mas ultimamente está  extremamente em boa forma. No campo religioso simplesmente exemplar devoto,  que concelebra todos dias conosco,  muito fraterno e atencioso como irmão na vida comunitária.

Obrigada Pe. Lamberto, pelo exemplo de Fidelidade entre nós! Muita força, coragem e saúde para celebrar os 100 anos de vida no próximo mês de novembro. (Ir. Fátima/OA)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

3 pensamentos sobre “99 anos de vida… 80 anos de Consagração!

  1. Deus seja Louvado,por ter conhecido e vivido perto deste grande Homem lguns anos de minha vida, verdaderamente padre Lamberto é um Homem de Deus, com sua Simplicidade e sem muito barulho vai deixando para nós que aproximamos dele um desejo de sermos seguidores e seguidoras de Cristo do seu geito, Deus queira que na vida Religiosa e principalmente em Nossa Familia da Assunçao, tenhamos cada vez mais Mulhres e Homens com sua maneira de ser pois assim a vejo: Fiel a Deus e ao povo, criativo, comunitario, incassavel servidor.
    Parabéns padre Lamberto nos vemos em breve no Brasil!
    Hna Maria Aparecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s