Oblatas… testemunham JMJ 2013

1003869_502061099871787_2037399406_nQueremos compartilhar a nossa experiência  vivida  na JMJ, de 23 até o dia 28 de julho, no  Rio de Janeiro (Copacabana). Foi um momento de muita emoção e alegria  por  partilhar com as diversas culturas e línguas diferentes. Também a emoção de ter visto ao Papa Francisco bem de perto, recebermos a benção, participar da catequese com o nosso grupo em diversos lugares,  em  Copacabana na celebração  de  boas vindas  ao Papa, a abertura, via sacra, vigília e o encerramento. Os pontos fortes das mensagens do Papa para nossa caminhada, nos encorajando como jovens, dando forças  de não  ter medo de enfrentar os desafios de nossa vida, seja ela social, Espiritual, etc. Em uma das reflexões Ele falava:  “Jovens, bote sempre a FÉ o AMOR e a ESPERANÇA para vossa vida, por que a Igreja espera de vocês, o PAPA espera de vocês,  os povos esperam vocês vão e anunciem a boa nova do evangelho a todos os continentes.” sentimos  que o PAPA parecia  falar especialmente para nós Oblatas, encorajando-nos  como jovens religiosas na missão, de não ficar chorando a historia passada e sim viver o presente e olhar  para o futuro. Dizia  que também devemos ter coragem de falar com sinceridade e disponibilidades. O  “Eis- me aqui,  envia-me”, tem tudo a ver com o nosso carisma e  a nossa Espiritualidade. Enfim foi um momento único e uma experiência inesquecível.

Ir. Luisa Drago/OA, Missionária em Manaus, ainda compatilha: “Quero também partilhar de como os 37 jovens da área Missionária Santa Helena se prepararam para conseguir realizar este sonho. Ao longoDSC01460 de todo o ano 2012 e 13 tivemos eventos, para conseguirmos fundos e poder viajar sem problemas. Foram quermesses, bingos, feijoada, arraiais, enfim todos colocaram seus dons a disposição para conseguir realizar o sonho. Tivemos como animadores Padre Roberto, o casal Mirco e Francisca e Padre Stefano dando força da Itália e eu.

Nosso grupo era de 40 pessoas, tivemos a pré Missão aqui em Manaus com 12 jovens da diocese de Treviso (Italia). Nós as Oblatas da Assunção,  recebemos uma jovem de uma congregação chamadas de Cooperadoras paroquiais. Francesca está que em formação e ficou muito contente de ficar conosco. O itinerário da semana foi intenso: Conhecer a área Missionária, o MCVE,  admirar a beleza do encontro das águas,  visitar a cidade e conhecer o lugar do martírio de Padre Ruggero Rigoletto no Manoa. Missa de envio pelo nosso arcebispo de Manaus Dom Sergio Eduardo e missa na Área Missionária celebrada por Dom Mario Pasqualotto. Depois disso partimos para o Rio. Eu fui a primeira a sair, tinha 9 jovens  e a maioria nunca tinha viajado de avião, imagina a alegria e o medo ao mesmo tempo.

1148984_501092286632817_1898033978_nAo chegar ao Rio tivemos dificuldades sobretudo no inicio, pois não tínhamos destinação definida, mesmo se nossa inscrição tinha sido feita em Janeiro…mas enfim encontramos hospitalidade numa escola primaria…tudo era minúsculos, dos banheiros aos vasos sanitários, sem contar a água gelada dos chuveiro. Mas o que animava a turma era poder encontrar enfim nosso querido Papa Francisco. Tivemos varias peripécias, o frio, a chuvas que não nos deixou desde o primeiro dia, imagina para os amazonenses o que significa ter apenas 9 graus…Bom foi ter encontrado no meio de tantas pessoas com a Triny e outros amigos e São Paulo. O jovem Giovanni da comunidade Sagrado Coração de Jesus fez a experiência de Zaqueu, subiu numa arvore na praia de Copacabana para ver o Papa… e nos orientava na medida que o papa se aproximava da gente. Finalmente o grito: Papa a vista… e todos começamos a cantar e a aplaudir a passagem dele.

Momentos fortes: a Via Sacra e a emocionante vigília na praia de Copacabana…um silencio quase tombou e a seriedade dos2 jovens  que encararam esta experiência. Depois, todos entramos no nosso saco de dormir e experimentamos o sono repousaste, olhando as estrelas e embalados pelo barulho do mar. Acordamos de madrugada com o murmúrio do mar e o sol que pouco a pouco beijava nossos rostos cansados mas felizes. A missa de envio do Papa foi ótima, um mundo de gente coisa impressionante…e a despedida do papa Francisco que já sentia saudade de todos.  Além dos que as outras falaram quero ressaltar a humildade do nosso Pastor   que nos convidou a não ter medo de anunciar Jesus e a continuar a Botar Fé, Esperança e Amor na juventude. Digo isso também para nós Oblatas, os jovens tem muito a nos ensinar!”

Agradecemos a nossa Congregação, Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias,  por ter nos dado  a oportunidade de participar  deste encontro tão maravilhoso  e pelo esforço de cada irmã que nos apoiaram. (Ir. Luisa, Ir. Socorro, Ir. Karina, Ir. Nilsa e Ir. Fátima Roa)

VER FOTOS JMJ 2013

Anúncios

Um pensamento sobre “Oblatas… testemunham JMJ 2013

  1. Obrigada a vocês pela presença no JMJ. O Papa Francisco pede: “‘Eu peço que vocês sejam revolucionários, vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório”. Vamos lá juventude! Vamos lá Oblatas da Assunção! Que o Eis-me aqui, Envia-me, ilumine a cada uma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s