Dia de Oração pela JMJ…

imagesCA94T8B8Faltando poucos dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), fiéis de todas as partes do mundo são convidados a intensificar as orações na próxima quinta-feira, 11. A qualquer hora do dia, sozinho ou em grupo, você escolherá o modo para rezar em prol da Jornada. Segundo o padre Leandro Lenin, responsável pelo setor Preparação Pastoral, este é um ato significativo. A Jornada é intenção de oração do Papa para julho.

O Dia Mundial de Oração não foi uma iniciativa isolada do Comitê Organizador da JMJ. Desde o dia 23 de junho, jovens do mundo todo estão unidos em uma corrente de oração através da rede social May Feelings, onde é possível acompanhar as orações simultâneas vindas de diversos países. Somado a isso, muitos jovens brasileiros manifestaram o desejo de estabelecer um dia para orar na intenção do encontro internacional com o Papa, como por exemplo, os Jovens Conectados da CNBB, que apresentaram uma proposta concreta da ideia.  “É muito importante que cada um se coloque diante de Deus para pedir proteção, força e auxílio da Graça para nos ajudar nesse grande evento que chega”, acrescentou padre Leandro.

No próximo dia 11 todos aqueles que amam a Jornada e amam Jesus Cristo devem tirar um momento do seu dia para rezar pela JMJ Rio2013. E os conectados podem deixar registrada a sua oração no site www.mayfeelings.com/JMJRIO2013/ .

VAMOS REZAR E ACOMPANHAR:

de 16 a 20 – Semana Missionária em todas as Dioceses do Brasil.

de 21 a 23– Deslocamento dos Peregrinos para o Rio.

dia 23 – Chegada e acolhida dos Peregrinos – Missa de abertura: A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida dos jovens pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no dia 23 de julho, terça-feira, em Copacabana. É o único evento que não conta com a presença do Sumo Pontífice.

de 24 a 26 – catequese com Bispos, Catequistas – Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos locais de hospedagem, divididos por grupos linguísticos.. Organizadas e distribuídas em mais de 400 locais da região metropolitana do Rio de Janeiro. As catequeses serão presididas por bispos de diversos países. É a parte que aprofunda o tema divulgado pelo Papa.

dia 25Acolhida do Papa, o Papa chega ao Rio de Janeiro e encontra os jovens dos cinco continentes na praia de Copacabana, onde será celebrada sua cerimônia de acolhida. Como não é uma Missa, haverá um rito de acolhida em que a Palavra de Deus é proclamada.

dia 26Via-Sacra –  é realizada a Via-Sacra. Trata-se de uma antiga tradição da Igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressureição. O Papa conduz o momento que acontecerá na praia de Copacabana.

dia 27Vigília – todos os peregrinos vão até Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, para participar da Vigília com o Papa. O local foi especialmente preparado para receber a programação da JMJ Rio 2013 e é chamado Campus Fidei, que significa “Campo da Fé”. Os peregrinos chegarão até a entrada do bairro de Guaratiba utilizando o transporte público. A partir dai, é tradição nas Jornadas que os jovens sigam em peregrinação até o local da Vigília. Estima-se que a caminhada da edição Rio2013 terá entre seis e 13 quilômetros até o Campus Fidei. O Campus Fidei terá três acessos e, a partir da área do palco, serão construídos os lotes para 30 e 50 mil pessoas em cada um. Nos lotes haverá banheiros, bebedouros, postos médicos, telão, som, alimentação, tendas de adoração e tenda de venda de produtos. Também haverá duas ilhas dependendo do tamanho do lote, para evitar que as pessoas tenham que se deslocar muito para chegar aos serviços. Foram planejadas 59 ilhas de serviço distribuídas por 37 lotes. Os peregrinos que se inscreveram receberão os kits de alimentação nos acessos ao Campus Fidei.

dia 28 – Missa de envio- este é o último ato central da Jornada. Depois de permanecerem acampados durante a noite no Campus Fidei, os peregrinos despertam já com uma programação especial para se prepararem para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre, em ação de graças pela JMJ Rio2013. No palco haverá a oração das laudes e apresentações artísticas e culturais até o início da celebração. O Papa chegará novamente de helicóptero e se locomoverá de Papa Móvel entre o público ao se dirigir para o palco principal para a Santa Missa. Nesta mesma celebração, os jovens receberão a bênção de envio, pois a Jornada é uma preparação para a grande missão que se inicia após o evento. Também será anunciada pelo Papa a cidade sede da próxima Jornada Mundial da Juventude.

 Outras atividades:

Festival da Juventude – O Festival da Juventude será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho

 Feira Vocacional – A feira vocacional é um evento dentro da programação oficial que tem como objetivo levar os jovens a perguntar o que Deus espera da vida deles. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento, além da praça de alimentação, que servirá como ponto de convivência.

 Confessionários – Outra atividade durante a JMJ é o atendimento de confissões. Cerca de 200 confessionários estarão divididos em determinados pontos da cidade, entre eles, a Feira Vocacional.  (Ir. Fátima OA – Fonte: http://www.rio2013.com )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s