Santíssima Trindade…mistério do próprio Deus!

trindade“O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã…  é o mistério do próprio Deus.”

Santo Agostinho de Hipona, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou exaustivamente compreender este inefável mistério. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma. Até que se deparou com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo. Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar; sucessivamente voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. No que o Santo lhe explicou ser impossível realizar o intento. Aí a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu…

Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

                                              O Pai é o DEUS PARA NÓS;

                                                           Jesus é o DEUS CONOSCO;

                                                                   O Espírito Santo É O DEUS EM NÓS

O Espírito da Assunção se fundamenta no amor ardente a Jesus Cristo que tem fonte na Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, à Santa Virgem Maria, sua mãe e à Igreja, sua esposa. Este Tríplice amor permanece no coração de nossas comunidades apostólicas. Vivamos este  Mistério neste  Domingo.  No interior de cada um(a), a Trindade está atuando, está convidando para colocar em movimento toda a capacidade de admiração e quer ensinar a ler e interpretar Sua presença em todas as coisas. (Ir. Fátima-OA/Campinas SP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s