148 anos de História… Rumo ao Jubileu!

Recordar é viver! Celebramos neste 24 de maio de 2013, 148 anos de fundação.

Parabéns Oblatas!

dalzon1 1As origem das Oblatas da Assunção inicia  em 1862.  O Pe. Emmanuel d’Alzon está em peregrinação em Roma e escuta o Papa Pio IX lhe dizer: «Abençoo vossas Obras do Oriente e do Ocidente».  O Pe. d’Alzon que já havia fundado os Agostinianos da Assunção em 1845, não tinha obras no Oriente. Esta bênção pública é para o Pe. d’Alzon a confirmação de que o Senhor conta com ele para trabalhar na restauração da unidade com a Igreja ortodoxa, presente no Oriente.  Imediatamente, envia o Pe. Galabert para estudar a situação. Ele mesmo vai a Constantinopla em 1863.

Logo percebe que necessita da colaboração de religiosas. Não tendo encontrado , o Pe. d’Alzon decide  então fundar  uma  nova Congregação, para engajar-se nessa grande e nobre missão,  as missões estrangeiras,  a missão do Oriente.

No dia 24 de maio de 1865, o Pe. d’Alzon reuniu algumas jovens das montanhas, numa grande casa alugada em Rochebelle, nos arredores doRochebelle Vigan/França. Dá-lhes o nome de “OBLATAS”, no sentido de “Oferta a serviço do reino  e da  igreja” e para marcar a ligação à família que havia fundado em Nîmes acrescenta “DA ASSUNÇÃO” .

Dá ao primeiro noviciado das Oblatas da Assunção  o nome simbólico de «Nossa Senhora da Bulgária», para marcar o engajamento à  desafiante missão do Oriente que ele estava iniciando a favor da unidade da Igreja.  Essas rudes camponesas das Cévennes,  tornaram-se a pedra fundamental da nova Congregação. Aceitaram generosamente uma vida de austeridade e de oração: dormir em cima de tábuas, passar a pão e água duas vezes por semana, adoração noturna semanal. Mas elas necessitavam de uma Co-Fundadora.

marie-correnson1Em 1867, Marie Correnson (Co-Fundadora) é acolhida em Rochebelle como sendo a Mãe que o Pe. d’Alzon lhes oferecia e passa  a chamar-se , Emmanuel-Marie de la Compassion. Faz os votos perpétuos no dia 18 de abril de 1868 e no dia seguinte  é celebrado os votos perpétuos  das primeiras Oblatas Missionárias que iriam partir para o Oriente (Bulgária), são elas: Ir. Thérèse de Jésus Salze, Ir. M. Marguerite Bernasseau, Ir. Valérie Sarran, Ir. Marie-Colombe Balmelle e Ir. Hélène Puech.

Cinco dias após os votos, no dia 24 de abril de 1968, as cinco primeiras Oblatas partem rumo ao Oriente/Bulgária e iniciam a missão em Andrinople,  no dia 24 de maio de 1868,  três anos depois da fundação da novada Congregação.

O Pe. d’Alzon dizia: “Outrora, escondiam-se as virgens consagradas ao Senhor atrás das clausuras. Hoje lhes é dito:

“ Minhas filhas, vocês irão além dos mares”.

Hoje estamos presentes em 24 países, em quatro continentes, trabalhando nas mais diversas áreas a serviço da Igreja e do Reino: educação, saúde, comunicação, projetos sociais,  trabalho paroquial e pastoral, idosos,  menores e em situação de risco, juventude…

Obrigada a cada Oblata da Assunção Religiosa Missionária, que continua com ousadia e coragem,  a missão que os nossos fundadores iniciaram.

Boas Festas do dia 24 de maio!

VER FOTOS – PRESENÇA OA NO MUNDO

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “148 anos de História… Rumo ao Jubileu!

  1. Obirigada por fazer recordar esta historia que cativou meu chamado a vida consagrada e missionaria verdadeiramente, sempre tive convcçao que Deus me chamava e chama a lutar para seu Reino,mais colocar o carisma das oblatas na minha vida foi uma prova que também aponta caminho onde atuar as Oblatas é minha segunda familia que eu Amo , Amo o Carisma Missionário! e viva nós e todos homens e mulheres que fazem parte da nossa vida.
    Oblatas, somos poucas podemos dizer que da nossa pobreza enrriquecemos onde passamos e estamo. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hna Maria Aparecida.

  2. Felicidades Queridas Oblatas y gracias por ser expresión del Reino de Dios, que el Señor siga bendiciendo sus comunidades y sus trabajos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s