Todos somos chamados… Ser Artesão de Unidade!

unidadeEstá acontecendo de 12 a 19 de maio, a Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos 2013, que termina neste domingo com festa de Pentecostes. O texto de apoio foi preparado pelas mulheres cristãs da Índia, trazendo como frase inspiradora de Miquéias 6,6-8: “O que Deus exige de Nós?” A imagem apresenta o olhar triste e perplexo de uma mulher velada pela burka , significando os silêncios e a perseguição que sofrem os cristãos e outras religiões.

As palavras de Jesus são claras, “Sejam um, como o Pai e Eu somos um”. Pede-nos que cada pessoa desde sua realidade pessoal e a partir de suas características particulares, possa colaborar com aquilo que nos ajuda a crescer como seres humanos. As nossas diferenças, longe de separar-nos, nos ajudam a complementar-nos uns aos outros e ir ao encontro da diversidade, do respeito e da alegria de sermos irmãos e filhos do mesmo Pai.

O verdadeiro ecumenismo anuncia um Deus que não se impõe, mas que dialoga e une as pessoas a partir da liberdade do ato de fé. A oraçãoess sacerdotal de Cristo que clama para que todos sejam um, deve despertar em todo cristão a vontade e empenho de colocar-se a serviço da aproximação, reconciliação e entendimento cordial entre os batizados em nome do Deus Uno e Trino.

O nosso fundador Pe. Emmanuel d’Alzon,  sempre teve uma verdadeira obsessão pela construção do Reino em nós,  ao nosso redor e no mundo, sendo nossa razão de ser o trabalho a favor da unidade dos cristãos, uma das três finalidades das nossas origens. Nesta festa de Pentecostes, REZEMOS PELA UNIDADE em nós, ao nosso redor e mundo e em particular pela unidade dos Cristãos. Que o Espírito Santo derrame sobre nós os sete Dons, acenda em nossos corações o desejo de superar tudo que nos divide,    para que possamos ver Cristo em nossa fragilidade.

Oração

Pai, Deus Uno e Trino, perdoa-nos pelas barreiras de ambição, preconceito e desprezo que continuamente construímos e que geram separação dentro das Igrejas e entre as Igrejas, que nos separam das pessoas de outras crenças e daquelas que consideramos menos importantes do que nós. Que o teu Espírito nos dê coragem para cruzar as fronteiras e para derrubar os muros que nos desconectam uns dos outros. Assim, com Cristo, queremos avançar para o terreno do desconhecido, levando a mensagem dele, que é de amorosa aceitação e unidade para o mundo inteiro. Deus da vida, guia-nos para a justiça e a paz. Amem.

Boas Festas de Pentecostes para tod@s!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Todos somos chamados… Ser Artesão de Unidade!

  1. Gracias por el mensaje, lo mismo les deseamos a ustedes que Dios las bendiga y las ilumine en sus diversas misiones. Buena fiesta.
    Hermanas Oblatas del Paraguay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s