21 anos do assassinato de Ir. Guido Poppa – OA

Sr Guido ..Renée Poppa nasceu em Paris, no 02 de abril de 1907,  a mãe era  Francesa e o pai Romeno. Fez seus estudos secundários na França e a faculdade de medicina na Romênia. Médica de Profissão (Cíclica Geral e Cirurgiã)  encontrou e trabalhou com as Oblatas da Assunção neste país.  Através deste profundo contato, sentiu-se interpelada  a abraçar a Vida Consagrada e ser missionária Oblata, iniciando seu Postulantado em 31 de outubro  1945 e professando seus primeiros votos  no dia 04 d de maio de 1948.

Viveu momentos difíceis, de instabilidade e fuga, devido a perseguição comunista que assolava a Romênia.  Foi impedida de exercer a medicina, mas sua sensibilidade  e atenção aos doentes fez com que aceitasse trabalhar como enfermeira.  Admirável sua generosidade  e simplicidade, não se importava de fazer os trabalhos pesados, aqueles que ninguém queria fazer. Amava a vida comunitária, a oração, as refeições juntas, a recreação. Decidiu partir para a França, já que tinha nacionalidade Francesa, pois o regime comunista castigava o país. Aprofundou seus estudos, fazendo Doutorado em medicina tropical e foi  enviada como missionária ao Congo (Antigo Zaire) para trabalhar no hospital das Oblatas da Assunção em Musienene, no lugar de um médico Belga que havia partido para o seu país.

Missionária Oblata incansável, não media esforços para cuidar deste grande hospital de 300 leitos. Foi diretora, fazia atendimento clínico e cirurgias, sendo por muitas vezes  a única médica daquele hospital.  Ganhou a admiração e o respeito das pessoas, pois fazia todo o trabalho sempre sorrindo. Em 1860, após a independência  do Congo, houve uma grande rebelião e os europeus tiveram que deixar o país, porém os  missionários  permaneceram junto do povo, cuidando das vitimas da guerra e enfrentando muitos problemas, principalmente a falta de remédios. Mas a situação piorou e as Irmãs tiveram que fugir para Uganda e Ir. Guido foi à última a sair e a primeira a retornar a missão, com muita alegria por reencontrar o hospital intacto.

Em 1989, após 38 anos de trabalho no Congo, foi chamada há permanecer um tempo na Europa, devido a sua idade, consagrando assim sua vida eSr Guido e outras seu tempo à oração, pois admirava a vida contemplativa. Após um tempo na França, foi enviada  em 1990 em missão por um ano em Ruanda, sendo prolongado por mais um, a pedido dela. Colaborou na formação das postulantes, trabalhou em um Centro de saúde, testemunhava sua paixão pela missão, na comunidade de Rushaki.  A instabilidade politica e a guerra começou também neste país. Deixou registrado sobre uma imagem: “Amar é doar, dar tudo, se abandonar!”  Com seu terço nas mãos, ela foi assassinada no dia 25 de fevereiro de 1992, pelos rebeldes, juntamente com uma postulante que também foi morta.

Ir. Renée Poppa foi e é sinal de entrega a serviço do Reino.  Até o fim, realizou as palavras que foram ditas no dia da sua profissão  religiosa: “você deve ser uma pessoa dedicada ao povo, espalhar amor…, você terá a alegria de morrer como o Cristo sobre a Cruz e dizer com toda a humildade: “tudo foi consumado, eu cumpri minha missão até a morte”. Ela deixa as marcas de uma Oblata  com muitas qualidades, aberta, apaixonada pelas fronteiras, pessoa de oração, pois rezava muito e  fazia peregrinações pedindo a paz em lugares de guerra. Ela é exemplo de missionária para todas nós Oblatas. Fonte. (Pages d’Oblation – Ir. Fátima e Ir. Felicienne – OA Campinas/SP)

Anúncios

2 pensamentos sobre “21 anos do assassinato de Ir. Guido Poppa – OA

  1. Gracias, hermanas, por la vida de nuestra hermana Rennée Poppa, dando la vida por la extensión del Reino. Ella nos ha enseñado elcamino del coraje y la audaciia tan necesarios hoy y siempre en la misión.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s