Partilha de experiências…

???????????????????????????????Queridas Irmãs, Queridos Irmãos.

Primeiramente quero agradecer a Congregação por ter dado a mim Ir. Karina e a Ir. Socorro,   à oportunidade de participar do 2º Congresso Novas Gerações da Vida Religiosa, que aconteceu em Aparecida de 09 a 12 de fevereiro de 2013.

Compartilho a experiência que vivenciamos neste  Congresso, com  o tema  “Novas Gerações: tecendo relações, construindo caminhos” e o lema: “Ardia o nosso coração quando nos falava no caminho”. (LC: 24,32)

No primeiro dia a Irmã Márian Ambrósio, Presidente Nacional da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), fez abertura do encontro, convidando-nos a viver como vida religiosa e deixar-nos provocar nos aspectos: Escutar, Caminhar e Apaixonar-se, enfatizando o carinho de Deus:

  • Ele fala, nós ouvimos.  Isso é vocação!
  • Ele caminha, nós ouvimos caminhando. Isso é missão!
  • Ele aquece nosso coração, nós nos apaixonamos por Ele.  Isso é relação!

O lema é um projeto vocacional, pois  ele constitui o núcleo da identidade da Vida Religiosa. Enfim com tantas outras palavras dava-se  inicio ao  Congresso, um encontro bonito, com orações, cantos, danças,  momentos de partilhas, confraternização, etc. Participamos mais de 800 religiosos de todos cantos do Brasil e missionários/as de diversos lugares do mundo.

Foi  apresentado  a pesquisa realizada nos regionais com os jovens religiosos/as de votos  temporários e votos perpétuos de todo o Brasil.  A??????????????????????????????? pesquisa propôs três perguntas aos jovens religiosos: Quais são os principais sonhos e expectativas da Vida Religiosa Consagrada (VRC) jovem. Quais os desafios e dificuldades? Quais são suas atitudes diante dos desafios e dificuldades. A análise da pesquisa constatou três pontos: confirmações, inquietações e futuro; Os sonhos: a vida religiosa é prazerosa, causa alegria; A credibilidade da vida religiosa é fonte de Oração, alegria, partilha, etc.; Dificuldades: Conciliar vida de oração, trabalho e missão; Desapegar-se da Família; Conflito entre autonomia e questão de identidade etc.

Marcante foi o momento de reflexão da Leitura Orante do texto de Ez 37, 1-14 (Ossos Ressequidos), pois a Leitura Orante é chamada espinha dorsal da Vida Religiosa. Também refletimos o texto caminho do Emaús (Lc 24,13-35),  que nos convida a fazer uma releitura da nossa vida religiosa pessoal e por  onde a vida religiosa jovem, novas Gerações é chamada a peregrinar, trilhando caminhos diferentes, rumo a um verdadeiro encontro com Jesus. Toda está reflexão culminou com a Via Sacra, percorrendo  as fases da vida cotidiana.

  1. Fase da decepção, crises no caminho de Emaús.
  2. Fase da refeição em Emaús.
  3. Fase do Jubilo no retorno a Jerusalém.

Os participantes foram caminhando dois a dois entre cantos e silêncio. No morro, perto da cruz o grupo realizou a partilha do pão. Ao final da oração, o grupo desceu novamente do morro, com maior ânimo para a caminhada como Vida Religiosa Consagrada. Este momento foi um momento muito profundo para mim, pois ao longo do caminho da via sacra, apesar de muita subida, descobríamos um lugar bonito, que foi feito  com cantos, oração e partilha com nosso irmão que ia caminhando ao lado. 

???????????????????????????????Concluindo, foi muito emocionante! Convido vocês meus irmãos e minhas irmãs, façamos essa peregrinação na nossa comunidade.  Garanto a vocês que não irão se cansar de fazer a experiência de  deixar-se abandonar nas mãos de Jesus, confiante na  sua palavra e também deixar-se apaixonar por Ele no mais profundo de nosso coração,  para que arda na Alegria, Fraternidade, Paz, Partilha e muito mais…

Compartilho também algumas frases que foram ressaltadas no nosso encontro.

  • “Recordar é viver, e viver é celebrar”.
  • “Beber a “agua do próprio coração”.
  • “Ser pão partido para o povo quebrado”.
  • “El fruto do dialogo é a escuta.”
  • “Quebrar espelhos e abrir janelas. Não vasta quebrar espelhos e abrir janelas… É preciso sair, agir…,  fazer acontecer o reino e isso exige  atitude. Termino com esta pequena frase: Permanece Conosco Senhor! Eis-me Aqui Envia-me. (Her. Karina Llanes oa – San Lorenzo Paraguay)

 VER FOTOS

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Partilha de experiências…

  1. É isso mesmo nova geraçao, devem mostrar seu rosto com os olhos fixos em Jesus, fazer avaçar a vida religioasa para as aguas mais profundas, o mundo necessita de testemunhos autenticos da felicidade de viver segundo os designos de Deus, eu sou uma das que acredito que so uma vida consgrada ao serviço é verdadeiramente realizada e feliz já neste mundo em direçao a vida Eterna.
    Parabéns a voces que fizeram este congresso. Que Maria abençoe no dia a dia da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s