Ir. Ximena presente na Pastoral Vocacional…

Compartilho um encontro que participei no fim do mês de setembro. Representantes da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Pouso Alegre participaram no último final de semana, entre os dias 28 e 30 de setembro, da V Assembleia da PV/SAV promovida pela Província Eclesiástica de Guaxupé.

 O tema refletido foi “As equipes vocacionais paroquiais – constituição, espiritualidade e atuação”. O encontro ocorreu em Poços de Caldas, na Paróquia São Sebastião e Andradas marcou presença, com dois membros da equipe PV e eu, mais um seminarista de Pouso Alegre e o padre formador (P. Fabio).

A assessoria ficou por conta da irmã Clotildes Prates (Apostolina). Ela abordou o tema vocacional,  levando-nos a compreender o termo,  para poder compreender a missão como equipe do SAV.  O tema central foi sobre as equipes vocacionais paroquiais, em sintonia com o Regional Leste II,  que está elaborando um subsídio justamente sobre as EVPS, pois estamos certos de que é por meio delas que o serviço de animação vocacional realmente se dá. Também foi tratado em  assembleia,  sobre as novas comunidades. O encontro fez um estudo sobre a compreensão da nossa missão como agentes da pastoral vocacional e colocou a importância da animação vocacional permanente.

Qual é a distinção entre Animação Vocacional e Pastoral Vocacional? Ficamos martelando nesses conteúdos para, com a força e convicção da irmã Clotilde, nos acordar ao chamado que temos cada um como membros da equipe da P.V.  Ela reforçou a importância de ver em cada pessoa que busca sua vocação, homens e mulheres com uma identidade e nós precisamos entrar e a partir disso fazer uma caminhada. A igreja precisa primeiramente  de Cristãos,  bons cristãos. Será que nós estamos interessados nisso?

Constatamos também que Animação Vocacional, quase não existe. A gente tem um olhar interesseiro e egoísta. Queremos vocações específicas e para nossas congregações, entendendo a promoção vocacional realmente como uma Liquidação de objetos!

Na programação,  foi contemplada a Missa nas comunidades, sendo a assembleia dividida em pequenos grupos para participar das missas,  nas diferentes paróquias de Poços  de Caldas. Um vídeo reforçou a importância da Comunidade e o trabalho de grupo evidenciou a necessidade de uma Animação Vocacional nas nossas paróquias.

O grande desafio é compreender que temos que nos animarmos,  primeiramente nós, para animar aos outros, e estes outros podem ser padres, irmãs, etc… , leigos que precisam revitalizar seu compromisso como cristão. Será que estamos dispostos?????

Agradecemos este encontro que foi concluído com a missa presidida pelo bispo, Dom José Lanza Neto. (Ir. Ximena-OA/Andradas-MG)

Anúncios

Um pensamento sobre “Ir. Ximena presente na Pastoral Vocacional…

  1. Ola Ir Ximena! adimiro sua coragem e sua presença mesmo conhecendo nossa realidade ai que nao é facil, voce esta perseverante no que a congregaçao te pede neste momento,Deus seja louvado que bom se todas responssaveis da animaçao vocacional nas comunidades que receberam esta mesma missao estivessem empenhadas como voce vai em frente, Deus seja louvado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s