Oblatas – presente na Assembléia/CRB Manaus

A Assembléia Eletiva – CRB Manaus de 17 a19 de agosto, teve seu inicio com um momento de Mística feito pelo grupo de reflexão Bíblica, após  Ir. Guaracema  presidenta da CRB Regional, apresentou o relatório e explicou a proposta de uma  nova organização para CRB Manaus.

Irmã Guaracema  explicou que não precisamos ter a mesma estrutura da CRB  Nacional. A Nacional está em discussão para um enxugamento das estruturas para se tornar mais leve. Foi pedido a autorização da Nacional para fazer uma experiência durante 3 anos.

A nova organização  terá: Um coordenador (a), um tesoureiro (a) e um  Secretário (a)

Uma coordenação ampliada que consta de: Um representante de cada Núcleo que são 5, mais um representante de cada grupo de são 6, mais um representante de cada área que são 3, perfazendo um total de 17 pessoas. Objetivo é a descentralização  para se tornar mais leve as estruturas e cortar os gastos com funcionários, nesta nova organização todos são responsáveis pelo atendimento e organização da sede.

Núcleos: Manaus, Roraima, Tefé, Coari e Borba.

Grupos de reflexão: Espiritualidade Bíblica, Vida Consagrada inserida, Formadores, Juventudes, Rede um grito pela vida e Sócio Ambiente.

Áreas:  Alto Solimões, Médio Amazonas e Baixo Amazonas.

Em seguida foi apresentado os relatórios como é de costume e foi feita a eleição da nova coordenação ficando assim:

Coordenadora: Irmã Paulina ( Sagrada Família); Tesoureira: Irmã Joana ( Irmãs de S. José de Chamberi); Secretária: Irmã Maria José ( Filhas de Santana)

No segundo dia tivemos  como tema iluminação  Bíblica sobre a Vida Religiosa e loucura da Cruz, com o Frei Moacir Casagrande Assessor da CRB Nacional.

Partilho aqui um resumo do que ele falou: primeiro momento mc3,3-9 Jesus chamou enquanto ele passava , a medida que ele vai passando, ele vai convidando a participar  não basta segui-lo.

Mc3, 13-19 – A proposta de Jesus. Os que tem necessidades devem ir para o centro, ser cuidado, ajudado e não ficar na periferia. Então Jesus criou uma nova Instituição. Quando aceitamos o convite de Jesus aceitamos também a cruz, ela não é uma exigência, faz parte. Nós religiosos temos que ter uma visão de conjunto. Como podemos agir no micro se não temos visão do macro. Hoje muitos religiosos procuram a espiritualidade na profissionalização. Os nossos apegos são a maior causa de sofrimentos e empecilhos para decolar, é  necessário o despojamento para nos tornar livres.

Devemos favorecer o encontro com Jesus. Estamos contaminados pelo individualismo, e sem convivência com Jesus não há capacitação para missão. O discípulo se aproxima de Jesus para ficar mais  próximo, para se identificar com Ele e também se aproximar dos necessitados, conviver é um desafio hoje. O caminho pode levar a denuncia, o objetivo é o anuncio mas para anunciar devo também denunciar. Hoje convivemos com os desencantamentos de muitos porque não tiveram engajamento para a transformação. Hoje o encantamento é para o aproveitamento e quando não tem mais para receber vem o desencanto.

1Cor 1, 17- 31  Na comunidade de Corinto o problema era as panelinhas. O foco é a Evangelização. O batismo é conseqüência da evangelização. Quanto mais se doa mais se multiplica, o poder está na entrega. É próprio da criança pedir e é próprio do adulto oferecer, quem não oferece  não cresceu. O milagre é função de quem faz e não de quem recebe. A igreja do espetáculo é a Igreja do milagre. Hoje vivemos a ditadura da emoção, cada vez mais aumenta a emoção. Também a ditadura da novidade. A missão de Jesus Cristo é fazer a criatura ir ao criador.

No terceiro dia, dia dos Religiosos  teve  uma grande concentração ao lado do teatro Amazonas  com todos os religiosos(as) da região e  saímos em caminhada em direção a Igreja Nossa Senhora Aparecida onde houve exposição dos trabalhos e materiais das congregações  e terminou  com uma linda Celebração da Eucaristia e a tomada de posse da nova coordenação da CRB Regional. ( Ir. Cícera Pereira da Rocha-OA/Manaus)

Mais Fotos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s