Culto Ecumênico

Participei dia 22 de maio do Culto Ecumênico – Oração pela unidade dos Cristãos, na comunidade Carlos Lourenço/Paróquia São Judas Tadeu, que fez parte da programação da Arquidiocese de Campinas nesta Semana de Unidade. A Celebração contou com a presença do Pastor Sinval da Igreja Presbiteriana Independente, Pe. João Gomes- (aa) e várias pessoas das comunidades e outras igrejas.

O culto ecumênico para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos vem da Polônia, onde um grupo ecumênico elaborou a liturgia baseada na experiência dos cristãos poloneses, que viveram tempos de alegria e adversidade. A história da Polônia tem sido marcada por uma série de derrotas, vitórias, invasões, divisão de território e opressão por parte de poderes estrangeiros e sistemas hostis. A Palavra de Deus Proclamada foi: Habacuc 3, 17-19 ; 1 Coríntios 15, 51-58 ; João 12, 23-26

Um dos momentos mais marcantes foi à partilha do “oplatek”:  Na Polônia existe o costume de partilhar um tipo especial de biscoito, o “oplatek” (plural: oplatki) na casa das pessoas antes da refeição da véspera de Natal, e também nos encontros natalinos nas igrejas, e mesmo no local de trabalho. Esse costume é tão precioso para os poloneses, vivendo na terra natal ou no estrangeiro, que é praticado não só por pessoas de diferentes confissões mas também pelos que não crêem. Cada pessoa recebe um biscoito. As pessoas então o partilham, quebrando um pedacinho do biscoito de outro e comendo. Ao fazer isso transmitem seus melhores votos uns aos outros. Essa partilha do biscoito expressa unidade, amor e perdão entre as pessoas para as quais veio o Salvador. Não tínhamos biscoito mas o pão…,   foi muito marcante e significativo dar e receber pedaços de pães dos outros, num clima fraterno e de respeito.  

No final, foi feita uma coleta destinada ao CONIC.

“Meu Deus, realizai a unidade dos Espíritos na Verdade e a

União dos Corações na Caridade!” (E. d’Alzon)

                                                                                                                      (Ir. Fátima)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s